Domingo, 25 de Abril de 2010

 

Recentemente visitei Foz da Moura, não podia deixar de dizer algo sobre aquela pacata Aldeia nas faldas da Serra do Açor.  Foz da Moura é das poucas aldeias serranas que tem registado uma recuperação do seu parque habitacional e da fixação de alguns dos seus filhos, que ali nasceram e pretendem permanecer.

 

 

Tive conhecimento, pela voz do senhor José da Costa, presidente da direção da Comissão de Festas de S. Francisco, Foz da Moura, de que irão realizar no dia 2 de Maio p.f., um almoço de confraternização. Fazendo eco do evento aqui no blogue Terras e Gentes. Assim, convidam-se todos os associados e amigos da associação referida. Com a sua presença honrará os organizadores do evento e todos os Foz da Mourenses. Esteja presente no dia 2 de Maio de 2010. 

 

...

 

 

Este é o bairro designado por Peneda. Este Bairro, tem registado uma expansão com a construção de casas novas. Por outro lado também tem havido requalificação das habitacões e consequente aumento de áreas, nas casas formam o Bairro.

 

 

Bairro designado por Pisão. No bairro do Pisão têm-se verificado algumas melhorias por via de requalificação de algumas habitações, como é o caso da casa do meu amigo António Ramos Fernandes, que está a seguir às duas primeiras, num sítio priveligiado, em que é visível a requailificação da mesma, dada a ausência de janelas, devido a estar em obra. Outra que foi alvo de requalificação, foi a que está em primeiro plano do lado esquerdo, proporcionando melhor habitabilidade ao seu novo proprietário.

 

 

 

Bairro designado por Coiço. Neste bairro, muitas foram as casas que receberam obras de beneficiação. Por uma questão de acessos foram alteradas as ruas a fim de permitir que os automóveis possam circular. Notória é a obra que o meu amigo Manuel Ramos Francisco tem construído. Com grande empenho e esforço tem feito brilhar este Bairro. Os acessos criados para facilitar a circulação entre o espaço envolvente às habitações são bem visíveis através dos pormenores que facilmente denotam uma sensibilidade, e gosto pelo meio rural, sem precedentes. Diria que só faltam as figuras do presépio. Parabéns amigo Manuel.

 

 

Continuando no bairro ao Coiço, um pouco deslocado para fora, da parte de cima da estrada para a Sorgaçosa, situam-se mais 3 casas. As da família Belmira/José Dias, e a do Fernando Ribeiro. Casas relativamente recentes que acrescentaram valor à Foz da Moura tornando-a maior e mais atractiva.

 

 

Bairro designado por Fonte, por ser ali que existe a fonte que em tempos abastecia toda a Aldeia, de água potável, destinada ao consumo doméstico de que os habitantes da aldeia de Foz da Moura necessitavam para o seu dia a dia.

 

 

Bairro designado por Eira. Este bairro é um dos que constituem a periferia da Aldeia. Este bairro também evoluiu muito, quer no que respeita a novas habitações, quer no que respeita a beneficiação de habitações, conferido-lhes maior capacidade de conforto e habitabilidade.

 

 



Publicado por bcmantunes às 12:55 | link do post | deixe comentário

.mais sobre mim
.Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.Artigos Recentes

. Festa de São Francisco de...

. Marina de Cascais Acolhe ...

. Cascais!

. Olhando a Baía de Cascais...

. Tenho Duas Notícias! Uma ...

. Nos Meus Passeios Ciclotu...

. Árvores Nossas Amigas e d...

. Amoras Silvestres, Serra ...

. Baía de Cascais

. Se Cuidarmos do que Neces...

. Frutos Tropicais

. Avô e Suas Varandas - Mir...

. Estoril, Malveira da Serr...

. O Caldo Verde

. Julho, Agosto, Setembro -...

.arquivos
.Tags

. aves(6)

. baía de cascais(2)

. cascais(4)

. cascais baía(2)

. eleições em pomares(2)

. estoril paredão(2)

. figos(2)

. foz da moura(3)

. gastronomia(7)

. madeiro de silvares(2)

. melros(3)

. monumentos(2)

. natal(4)

. natureza(2)

. ninhos(3)

. páscoa 2010 silvares(3)

. pomares(4)

. praia da poça(2)

. ruralidades(2)

. silvares fundão(7)

. todas as tags

.Visitas:

.links
.subscrever feeds
.algumas fotos: